Rafting

17-04-2019

O Rafting é um desporto de equipa que consiste na descida de rios rápidos em barcos insufláveis!

Ao longo da descida vamos ultrapassando os obstáculos naturais do rio (estreitos, remoinhos, rochas...).

EQUIPAMENTOS

A segurança é fundamental no Rafting, e para isso há equipamentos que não podem faltar:

- O raft é feito de hypalon, um material resistente feito de uma mistura de fibra de poliéster e neoprene. Hoje em dia, já temos Rafts feitos de PVC e outros materiais. O tamanho varia entre 3,65m até 5,50m.
- Os capacetes devem ter possibilidade de ajuste interno, para acomodar os diversos tamanhos de cabeça assim como devem permitir o escoamento de água.
- O modelo ideal de colete salva-vidas para o Rafting deve ter uma alta flutuação e um sistema de fecho com presilhas reguláveis.
- As Pás utilizadas devem ser o mais leve e resistente possível.
- Fato Isotérmico de Neoprene (necessário para superar/resistir ao frio em águas com temperatura mais baixas)
- Botim de Neoprene (aconselhável para superar o frio em águas mais frias, como as do Paiva)

ONDE PRATICAR

  • Rio Tâmega
  • Rio Paiva
  • Rio Minho
  • Outros Rios 

NÍVEL DE DIFICULDADE DOS RIOS

Estes Rios proporcionam descidas que poderão ir do grau de dificuldade 2 até ao 5 .Entenda-se nível 1 de baixa dificuldade e 5 de grande dificuldade.

Obrigatoriamente, vamos encontrar diversos níveis: começamos em águas muito calmas, consideradas nível 1+/ 2 e passamos por alguns rápidos onde efetivamente o grau pode aumentar para o nível 3 ou 4 (muito raramente o 5). Os técnicos de águas bravas, que identificam o nível do rio, baseiam-se sobretudo no nível de dificuldade dos rápidos.

O que contribui para o nível de dificuldade, em específico, é o nível do seu caudal. Estes rios vivem sobretudo das águas das chuvas. O que significa que quando chove mais temos um rio com um nível superior de dificuldade.


QUEM PODE PRATICAR

Qualquer pessoa que se encontre em boas condições físicas.

É essencial que a descida seja acompanhada por um técnico de águas bravas / Rafting por raft. Existem diversas empresas a trabalhar em Portugal, importa verificar se a mesma preenche todos os requisitos de segurança e possui o alvará de animação turística.

É um desporto praticado em grupo, pelo que se trata de uma actividade que incute e promove o trabalho em equipa. Torna-se essencial que se respeite os limites de cada participante, uma vez que cada um tem um grau de coragem e individualidade que deve ser respeitada.

Esta actividade tem obrigatoriamente um número mínimo de 8 participantes

Encha-se de coragem, escolha o rio, leve os amigos ou a família e parta à aventura!‬